Cardiologia
Como os cães estão vivendo mais tempo, existe o risco de serem acometidos por doenças cardíacas (cardiopatias). As doenças cardíacas geralmente comprometem a qualidade de vida do seu cão, provocando sintomas como tosse tipo engasgo (principalmente noturna), intolerância a exercícios, emagrecimento progressivo e cansaço. Podem chegar ao ponto de provocar desmaios, convulsões e deixar a língua arroxeada. O diagnóstico e o tratamento precoces são muito importantes para aumentar o tempo de vida do seu pet.
As raças mais acometidas são as de pequeno porte, porém algumas raças de grande porte também apresentam predisposição à arritmias e cardiopatias diversas.
A doença cardíaca pode ser detectada por meio de um exame simples.
Seu veterinário pode checar o som do coração do seu cão pela auscultação, que é um exame fácil e fundamental para detecção de doenças cardíacas. Se houver um sopro ou qualquer outra anomalia, seu cão precisará de exames mais detalhados como uma radiografia, um eletrocardiograma ou uma ecocardiografia.
A Cucavet conta com um médico veterinário especializado em Cardiologia Veterinária, além de realizar a avaliação cardiológca completa, através de ELETROCARDIOGRAFIA DIGITAL, ECODOPPLERCARDIOGRAMA, PRESSÃO ARTERIAL E HOLTER.
Esses exames também são utilizados para avaliar o RISCO ANESTÉSICO, antes de cirurgias e/ou procedimentos que envolvam o uso de anestesia.
Todos os cães operados em nossa clínica passam por avaliação cardiológica antes do procedimento.
Os gatos também são beneficiados por esses exames, porém temos uma diferença muito importante entre essas duas espécies. Geralmente os gatinhos NÃO exibem nenhum sinal da doença cardíaca, até que a mesma já esteja muito AVANÇADA !!
Portanto a avaliação cardiológica de qualquer gato, acima de 8 anos de idade é fundamental para verificar se há alguma cardiopatia silenciosa, que, se não for detectada a tempo, pode ser fatal para seu amiguinho felino.