Cuidados especiais com o seu animal
Quem não gosta muito do verão e suas temperaturas altas se sente aliviado com a chegada do outono, se você é uma dessas pessoas vai ficar feliz ao saber que hoje começa oficialmente essa estação, com a promessa de um clima mais ameno para você e o seu animal.
Porém é uma data que traz alguns problemas de saúde aos animais.
Por isso é importante saber que o outono exige cuidados especiais com os animais de estimação
A umidade e o frio aumentam os sintomas de dor em cães e gatos, principalmente nas articulações, e o dono tem que perceber que seu animalzinho esta sofrendo para levá-lo ao veterinário e examiná-lo, sabendo assim, qual é o melhor tratamento.
Uma das principais preocupações é com a gripe, causada pela mudança de tempo. Ela pode ser prevenida com a vacinação do seu pet. Outras infecções também podem acontecer em virtude da queda de temperatura.
Outra boa dica é usar roupas próprias para animais, principalmente, se o pet tem pelo curto. Também é bom evitar que o animal, mesmo agasalhado, durma em locais com correntes de vento e exposto ao sereno.
Recomenda-se, ainda, que o animal, mesmo agasalhado, não durma em locais com correntes de vento ou exposto ao sereno noturno.
No caso dos pets que costumam dormir fora de casa, uma solução é forrar o local com jornal ou cobertor. No caso do banho, evite os horários bem matinais ou noturno. E não deixe ele se secar sozinho ao vento!
Nós médicos-veterinários alertamos para as alterações oftálmicas comuns nesse período do ano e a importância da higiene da região dos olhos dos animais.
“O ar seco reduz a quantidade de lágrimas produzidas, deixando-os mais vulneráveis à poluição, aos vírus e às bactérias, podendo acarretar em olhos avermelhados, coceira e secreção”,
Recomendamos que, assim que o tutor perceber que o pet está sofrendo com a mudança do clima e apresentando alguma alteração de comportamento, deve levá-lo ao médico-veterinário para avaliação.
“O diagnóstico precoce de uma doença possibilita um tratamento mais rápido e eficaz da doença”