Doenças Ortopédicas em cães e gatos
Confira!
Doenças ortopédicas: Assim como os humanos, os animais também podem desenvolver doenças ortopédicas ao longo do tempo e é preciso que essas complicações sejam acompanhadas por um Médico Veterinário especializado em Ortopedia.
Alguns desses problemas, podem surgir através de quedas, traumas, deslizes no chão ou até menos um fator genético que pode se agravar conforme a idade do bichinho.
Um Veterinário Ortopedista, é capaz de atender e tratar os animais de doenças, complicações, fraturas de ossos, ligamentos e degenerações nas articulações ou músculos.
Apesar de muitos animais irem ao veterinário por conta de fraturas, algumas doenças são muito comuns e precisam ser tratadas com muita atenção. Veja algumas delas:
ARTROSE
Infelizmente, os bichinhos também tem perigo de adquirir doenças como essa. A artrose é causada pela degeneração da cartilagem que protege as articulações, que ocasiona a perda de elasticidade, causando limitação de movimento e dores.
A doença é mais comum em animais idosos, pois com o passar dos anos, suas articulações tendem a se degenerar.
Entre os animais jovens, os mais propensos a adquirir essa doença são os obesos, pois o excesso de peso dificulta o movimento das articulações.
Os principais sintomas são:
Lentidão para caminhar;
Dificuldade para sentar e levantar;
Resistência para passear;
Mudança de humor.
É importante saber que a prevenção ainda é o melhor remédio e a melhor maneira de contribuir para um tratamento eficaz de possíveis doenças, assim como a artrose.
HÉRNIA DE DISCO
A doença costuma aparecer em animais a partir dos 3 a 7 anos de idade. A hérnia de disco acontece devido ao desgaste da coluna vertebral, porém, também pode estar relacionada a traumas.
A degeneração da doença, provoca dores na medula espinhal, grande dificuldade na movimentação e até mesmo paralisia.
A hérnia de disco pode ser dividida em 4 estágios, sendo que os estágios iniciais podem ser resolvidos apenas com uso de medicamentos e movimentos reduzidos.
LUXAÇÃO DA PATELA
A patela é uma das partes do joelho, grande responsável pela movimentação das articulações.
A doença de luxação na patela pode ocorrer por alguns motivos, assim como a própria genética do animal ou malformações consequentes de traumas.
Um dos principais sintomas da doença é fazer com que o animal fique com um tipo de travamento nas patas, ao invés de andar normalmente ele acaba arrastando a patinha no chão.
É extremamente importante que o problema seja corrigido no estágio inicial da doença, pois conforme o tempo passa, o bichinho passa a ficar cada vez mais manco e com diversas complicações em seus movimentos, assim, causando um problema permanente e sem cura.
RUPTURA DE LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL
Essa doença afeta diretamente o joelho do animal, comprometendo a articulação, os movimentos e até mesmo podendo se transformar em uma artrose.
Geralmente, os animais que tem a vida mais agitada, estão mais predispostos a manifestarem a doença, sendo que os seus principais sintomas são dores, dificuldade em andar, baixa disposição e apetite.
Na maioria dos casos, a cirurgia é a melhor opção para o tratamento e o pós operatório envolve repouso e fisioterapia.
DISPLASIA COXO-FEMURAL
A doença é hereditária, causada por uma má formação da articulação coxo-femural, e pode afetar principalmente animais de grande porte, sendo que, seus principais sintomas são dores e dificuldade de locomoção, podendo se manifestar entre os 4 e 7 meses de vida do animal.
Como seus ossos e articulações ainda estão em formação, o movimento do bichinho é afetado por conta das dores, isso pode causar a falta de movimento dos membros e até mesmo um atrofiamento.
Por ser um problema hereditário, é preciso evitar a reprodução de animais que possuem essa doença, para que os filhotes não sejam afetados.
Algumas outras doenças que também podem ser tratadas pela Ortopedia Veterinária são: Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur, Síndrome do Cão Nadador, entre outras.
FRATURAS
Casos de fraturas também são tratados pelo Médico Veterinário Ortopedista. Geralmente, fraturas são causadas por acidentes como quedas e atropelamentos. Alguns casos podem ser resolvidos com imobilização e outros com intervenção cirúrgica.
Agora que você conhece algumas das doenças ortopédicas em cães e gatos, consulte um veterinário, faça um check-up e previna as doenças que possam assolar o seu bichinho de estimação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora não tem mais desculpa, estamos com horários mais estendidos para atender seu pet!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Também estamos com novas condições de pagamento confira!! Ligue no 2566-8969 e agende sua consulta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vem pra Cucavet!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀