Gatos: Dicas para Donos de primeira viagem
Gatos, você que sempre quis ter um e finalmente resolveu adotar um, porém está meio confuso quanto a criação do bichano?
Então aqui vai uma série de dicas para quem nunca teve um gato e quer manter seu novo companheiro saudável:
Higiene
Você não precisa ensinar um gatinho onde fazer cocô nem xixi. Por instinto, ele irá direto para a caixa de areia e, depois, enterrará a sujeira. Nem por isso sua casa ficará livre de odores desagradáveis, isto é, se você não mantiver a caixa limpa.
Alimentação
A ração deve ser específica para gatos e ficar sempre à disposição dele. E saiba: aquele pratinho de leite das histórias infantis pode ser dispensado. Até porque alguns gatos não digerem bem esse alimento e ficam, isso sim, com uma baita diarréia.
Água, por sua vez, deve ser oferecida em abundância e em recipientes largos. Gatos odeiam encostar o bigode nas laterais da vasilha!
Vacinas
Como todo animal de estimação, o gato não deve perder as consultas periódicas ao veterinário, muito menos ficar com a vacinação em atraso.
Gatos lixam as unhas, especialmente se não estiverem bem aparadas. E para isso arranham pés de sofá, de mesa… Você evitará estragos na mobília se deixar por perto um pedaço de tronco ou arranhadores especiais, vendidos em pet shops.
Evite grandes mudanças – de decoração ou de endereço. O gato é territorialista por natureza e reage mal quando seu ambiente é totalmente modificado.
Ele se esconde nos locais mais inusitados. Assim, não leve um susto se um dia encontrá-lo em gavetas, sob a sua cama ou em cima do guarda-roupa – até porque ele gosta de vigiar o dono de locais altos.
Você pode impedir as escapadas noturnas instalando telas nas janelas ou castrando o bichano – aí, ele não irá buscar parceiros nas ruas.
Nunca faça comparações com o cachorro. Cada um com seu temperamento.
Siga nossa página no facebook