Por isso mesmo, é importante saber reconhecer os sinais da gravidez psicológica canina e como proceder nessas situações. Acompanhe as informações e saiba tudo sobre o assunto!
Afinal, o que causa a gravidez psicológica em cães?
A gravidez psicológica de cachorro é uma condição que acomete somente cadelas não castradas. O problema ocorre quando, após o período conhecido como estro (isto é, a fase do cio em que a fêmea aceita a monta), as concentrações hormonais não voltam completamente ao normal.
Em vez disso, os hormônios progesterona e prolactina permanecem elevados, levando o organismo da cadela a fazer essa “confusão”.
De acordo com alguns estudiosos, o motivo para a pseudociese ser tão frequente tem a ver com a biologia. O instinto maternal despertado pela gravidez psicológica nos cães seria útil para que mesmo as cadelas não fecundadas pudessem cuidar e amamentar os filhotes da matilha. Isso, por sua vez, contribuiria para a continuidade da espécie.
Embora ainda seja frequente entre cães domésticos, essa peculiaridade não é mais necessária. E não só isso: ela ainda traz uma série de consequências ruins para a cadela.
Sintomas da gravidez psicológica em cães
A “adoção” de um bichinho de pelúcia pela cadela é um dos principais sintomas de gravidez canina. Mas existem outros sinais importantes, com destaque para:
- Isolamento;
- Comportamento irritadiço ou mesmo agressivo;
- Mamas inchadas e avermelhadas;
- Produção de leite;
- Aumento abdominal;
- Ganho de peso;
- Falta de apetite,
- Comportamento maternal com objetos inanimados.
Manifestados após o estro, os sintomas podem durar por até duas semanas e são facilmente confundidos com uma gravidez verdadeira. Seja como for, é importante levar sua mascote o quanto antes para uma consulta no veterinário.
Diagnóstico e tratamento da gravidez psicológica em cães
Em caso de suspeita de gravidez psicológica cães, o veterinário fará um exame clínico detalhado. Além disso, ele também poderá solicitar alguns exames, como dosagem hormonal e ultrassom abdominal.
Confirmada a pseudociese, o tratamento pode ser feito com a ajuda de fármacos, como reguladores hormonais. Os medicamentos ajudam a garantir mais bem-estar para a cadela nessa fase.
Vale destacar que a condição pode gerar outras consequências, como a mastite (inflamação das glândulas mamárias). Se isso acontecer, o veterinário também irá tratar dos problemas secundários.
É possível prevenir a gravidez psicológica em cães?
Apesar de, ao longo do tempo, a gravidez psicológica de cachorro ter trazido benefícios evolutivos, hoje em dia ela é um tanto quanto incômoda e prejudicial para as cadelas. Mas o bom é que dá, sim, para evitá-la com uma medida simples: a castração.
Por impedir a produção de hormônios ligados ao sistema reprodutor, o procedimento é 100% eficaz na prevenção da gravidez psicológica.
Além disso, quando realizado antes do primeiro cio, ele ainda diminui a possibilidade de outras doenças em cachorros. Um exemplo é a chance de o pet desenvolver certos tipos de câncer ligados a esses hormônios, como o câncer de mama e de útero.
O seu cachorro está passando por algum tipo de problema? Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e marque já sua consulta! Clique aqui para entrar em contato.
Quer saber mais sobre diversos conteúdos importantes para o seu animalzinho de estimação? Clique aqui!