Hamster: Chines X Sírio
Hamster, as vezes quem adota um novo pet se surpreende com o comportamento do bichano e não sabe bem se determinadas atitudes dele são normais. Os hamsters, por exemplo, que são bastante populares em famílias com crianças, são dóceis e brincalhões.
Os tipos mais comuns são o hamster chinês o hamster sírio. Você poderá saber mais sobre cada um deles mais abaixo.
Hamster, o significado:
O nome “Hamster” vem do termo alemão “hamstern”, que significa “acumular” ou “armazenar”, referência às grandes bochechas. Um característica muito legal do hamster é que ele logo reconhece o dono. Para que esse processo seja rápido, basta brincar com ele com regularidade.
No início, vale a pena tentar fazer carinhos enquanto ele está na gaiola, dando a mão para que ele possa explorar e perceber que não há perigo. Pedaços de comida também podem ser oferecidos. Assim, pouco a pouco, ele vai ganhando confiança e logo você poderá tirá-lo da gaiola, deixando-o brincar em suas mãos.
Ao contrário do que se imagina, hamsters não mordem – a não ser que estejam sendo mal cuidados. Quando estão assustados, os simpáticos bichinhos podem colocar seus grandes dentes em ação. Por esse motivo, #ficadica: nunca tente pegar seu bichinho enquanto ele estiver comendo ou dormindo!
E por falar em sono, essa é uma dúvida bastante comum entre donos inexperientes. É normal que o hamster durma o dia todo, já que é um animal de hábitos noturnos. Por sinal, esse período é o mais indicado para brincar com o pet – e ele adora!
Rodas, argolas, escadas e pontes podem ser instaladas na gaiola para que ele se exercite e, consequentemente, mantenha seu peso controlado. Mas na hora de escolher, seja atencioso: os acessórios devem ser resistentes e atóxicos.
Porém, se engana quem pensa que hamsters são todos iguais e, portanto, podem ser criados da mesma forma. Abaixo, apontamos as diferenças e semelhanças entre os dois tipos mais conhecidos, chinês e sírio. Confira:
HAMSTER CHINÊS
Os animais da espécie Cricetulus griseus são popularmente conhecidos como hamster chinês porque tiveram origem nos desertos do nordeste da China e da Mongólia. Quando adultos, medem de 5 a 7 cm e pesam de 50 a 70 g. A média de vida deles é curta e gira em torno de dois anos e meio.
Apesar de ser bastante sociável, essa espécie não é tão comum como animal de estimação, já que existe em menor quantidade do que as demais. Eles convivem bem com outros de sua espécie – tanto do mesmo sexo quanto do sexo oposto -, mas todos os membros do grupo devem se conhecer desde pequenos. Sua reprodução é constante, dando à luz num intervalo de 45 dias e, em média, de seis a oito filhotes.
HAMSTER SÍRIO
Apesar de serem fisicamente diferentes do hamster chinês, os animais da espécie Mesocricetus auratus possuem características muito semelhantes às de seus parentes. Originários da Síria, esses roedores são os mais comuns como animais de estimação. Na idade adulta, medem de 12 a 15 cm. Pesam de 80 a 150 gramas e vivem, em média, dois anos.
Por ser muito territorialista, o hamster sírio não aceita outros animais na mesma gaiola. Caso queira tentar, é necessário criar. o casal ou os bichinhos do mesmo sexo juntos em uma gaiola com muito espaço e antes de completarem oito semanas de vida. Mesmo assim, pode ser que ocorram brigas, sendo necessário, então, separá-los. Em caso de procriação, podem dar à luz de seis a oito filhotes por vez, em intervalos médios de 45 dias
Quer saber mais? Possui alguma dúvida sobre seu bichinho de estimação? Fique ligado nesses dois links! Ou entre em contato conosco, a Cucavet estará disponível para atender o seu bichinho da melhor forma!
Siga nossa página no Facebook ou Veja mais conteúdos do nosso blog aqui